organização da rotina dos filhos

Organização da Rotina dos filhos com plaquinhas para imprimir

Falar sobre organização da rotina dos filhos parece um assunto bastante complexo, já que para muitas famílias ter uma agenda regrada é missão praticamente impossível.

E mesmo para aquelas famílias que já adotam a organização como ferramenta e montam um plano diário, ainda assim existem muitas dúvidas em como organizar na prática, sem deixar que este planejamento torne a vida dos filhos um poço sem fim de regras nada flexíveis ou algo passível de ser abandonado.

Pensando então, em atender os dois lados da moeda, e também em melhorar o andamento da rotina aqui em casa, trago um panorama esclarecedor sobre a pauta.

E fiquem comigo até o final do post, pois trago uma ferramenta pra auxiliar a organizar a rotina na sua casa.

Portanto, vamos falar um pouco em como criar um ambiente favorável e que gere bons hábitos nas crianças (e para os adultos também).

Dicas para Organização da Rotina dos filhos

  • Seja exemplo

Instalar uma rotina que seja de fácil manutenção, não pode ser unilateral, ou seja, valer só para os filhos.

A organização tem que acontecer com os pais e quem mais residir na casa, afinal as crianças vão ser apresentadas a um universo novo, com cara de “ditadura das regras” e que com certeza, num primeiro momento não vai agradar ou ser atrativo.

Sugiro que cada membro da família faça sua parte e contribua para que a organização aconteça naturalmente, sem pressões.

Mostre aos filhos que vocês, pais, também seguem uma sequência de ações: acordam, vão trabalhar, limpam a casa, estudam, fazem as refeições, saem para as compras, dormem, tomam banho, enfim, exatamente como será proposto para eles.

Trazer este entendimento, de que a rotina é válida para todo mundo, é positivo para que comecem a entender a divisão de tarefas ao longo do dia.

  • Não deixe que a organização seja sinônimo de chatice

Apesar das crianças terem seus deveres explícitos na lista do que fazer a cada dia, existe espaço para o tempo livre, para o ócio e para escolherem o que fazer.

Aqui é bacana que se exemplifique os deverem e também os direitos, as conquistas que fazem parte da rotina, como brincar, passear.

Montar um plano para rotina é incluir tudo que permeia a vida da crianças naquelas 24 horas.

Um plano diário deve ser aberto a mudanças e flexibilidades, interessante para que a criança o siga com prazer.

  • Inclua seu filho no planejamento da rotina diária

Montar com ele a lista do que ele faz ao longo do dia é essencial para o sucesso da organização.

Juntos você podem elencar tudo aquilo que ele faz, que faz parte da casa de vocês e irem moldando conforme a necessidade.

Recomendo que se você tiver mais de um filho, faça uma lista específica para cada um.

  • Equilíbrio é tudo

Legal, você inicia uma organização da rotina de todos, coloca o mundo do avesso e acredita que está no caminho certo do sucesso.

Porém não é da noite para o dia que as coisas vão engrenar.

Primeiro os filhos são resistentes e relutantes com as mudanças, possivelmente vão reclamar muito, brigar e estarem a um passo de quebrar as regras.

Não desista, não deixe para lá, siga em frente, mudar é um passo enorme, ainda mais quando implica readaptações e novidades.

Ensinar o caminho, mostrar para que cumpram as obrigações, estar ali acompanhando é importante para que a mudança faça acontecer.

E sem a neurose de transformar sua casa numa academia militar.

Benefícios da Organização da Rotina dos filhos

  • A organização traz clareza e otimização do tempo

Quando a organização se faz presente na rotina das crianças, começamos a entender mais sobre o que cada atividade exige em questão de tempo, presença e disponibilidade.

E isto gera outro benefício: a otimização do tempo, pois sabendo quanto se gasta em determinada atividade ou quanto tempo deixar o filho jogar videogame ou ficar vendo tv, por exemplo, faz com que a gente priorize ou reveja conceitos (como o controle maior do tempo que ele passa jogando o tal jogo).

  • A organização da rotina reflete na melhora da convivência

Afinal se tudo está seguindo um plano estruturado, a mãe não precisa ficar gritando a cada 5 minutos para ir fazer a lição de casa ou ir tomar banho, não é mesmo?

Fluidez e menos estresse são resultados desta mudança.

  • Mudanças significativas são visíveis nas crianças

Crianças gostam de previsibilidade, especialmente as menorzinhas. Isto traz conforto e segurança pelo fato de já saberem o que vai acontecer, do que vem em seguida.

Não é à toa que assistem 200 vezes o mesmo episódio de um desenho ou escutam a mesma música incessantemente.

E esta repetição acolhe os pequenos que se sentem seguros e confortáveis, porque sabem o que esperar.

E com uma rotina que se replica, é a mesma coisa.

E a criança inserida no contexto da rotina que ela mesma ajudou a criar para si, segura de cada passo que está estabelecendo, percebemos mudanças positivas, como autonomia, responsabilidade, envolvimento, independência e reconhecimento.

Vamos então organizar a rotina dos pequenos?

Para lhe auxiliar em criar um quadro de rotina para seu filho, o Pitadinhas disponibiliza um conjunto de plaquinhas, reunindo as principais ações/atividades que as crianças desenvolvem.

As plaquinhas foram montadas em grupos de 6, organizadas em folha tamanho A4 (21,0 x 29,7 cm) para que a impressão seja feita facilmente em impressora comum.

Minha sugestão: imprima em papel de gramatura superior a 150gr (por exemplo, naquela folha de papel canson, facilmente encontrada em papelarias). Vale até plastificar as plaquinhas, imprimir em adesivo ou em folha de imã para grudar na geladeira (geralmente em gráficas rápidas se encontram estas opções).

Depois de impressas recorte-as e monte da maneira que mais lhe agradar ou lhe for funcional.

Abaixo estão os links para as plaquinhas, é só clicar e ao carregar a imagem, clique com o botão direito do mouse na imagem e salve no seu computador.

Plaquinhas Folha 1

Plaquinhas Folha 2

Plaquinhas Folha 3

Plaquinhas Folha 4

E não esqueça de chamar os pequenos para lhe ajudar na escolha das plaquinhas e montem seu quadro.

É fundamental que participem de todo processo.

Use sua criatividade para dar seu toque especial a este material. Só não vale reproduzir sem dar os devidos créditos ao site, ok?

E se esqueci alguma atividade ou ação para as plaquinhas, use o espaço dos comentários para deixar mais sugestões.

Por fim, desejo que as plaquinhas transformem o dia a dia de seus filhos para melhor.

 

 

 

 

Compartilhe este texto com mais pessoas

Comentários via Facebook

comentários

2 thoughts to “Organização da Rotina dos filhos com plaquinhas para imprimir”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *